Aprenda Línguas Fazendo Terapia

//Aprenda Línguas Fazendo Terapia

Saber uma segunda e até uma terceira língua é, hoje em dia, algo muito exigido no mercado de trabalho. Mas como então lidar com problemas de bloqueios e dificuldades de aprendizagem para aprender outro idioma?

Felizmente, para superá-los já existe aqui no Brasil um mé- todo de ensino de línguas terapêutico, criado pelo psicanalista Norberto Keppe, fundador da Psicanálise Integral, uma escola de psicoterapia reconhecida internacionalmente.

Antes de mais nada, temos de entender que o problema não é falta de capacidade ou conhecimento. Muitas pessoas que estudam um idioma têm um bom vocabulário e sabem a gramática, mas não conseguem usar a língua na prática.

O obstáculo é muito mais emocional (psíquico). Uma das principais descobertas keppeanas é a resistência, a oposição, o medo que o ser humano tem da consciência, do autoconhecimento. Queremos nos ver sem falhas e exigimos muito de nós mesmos.

Assim sendo, justamente a hora de falar uma outra língua é um momento de muita consciência – dos nossos erros e do que não sabemos. Queremos parecer perfeitos e parecer falar muito bem, e quando não conseguimos ficamos bravos conosco mesmos, irritados, querendo desistir.

O que falta nessa situação é tolerância com a visão de nossas dificuldades e afeto conosco mesmos. Para poder ir mais rápido no processo de aprendizagem precisamos justamente errar, perceber os erros, corrigir e ir adiante. E também lembrar e dar valor a tudo que já sabemos e acertamos.

Como escreve Cláudia Bernhardt de Souza Pacheco em seu livro ABC da Trilogia Analítica: “Se o ser humano quer se desenvolver na vida e ter mais consciência dos problemas e de sua solução, é necessário que ele procure incentivar seus sentimentos de afeto. Isto porque eles proporcionam paz interna e tolerância ao vermos os nossos erros e os dos outros.”

Portanto, para alguém realmente aprender uma língua, precisa tratar a questão emocional, psíquica, que é a base de todo conhecimento. Exatamente o que fazemos na Universidade Livre Terapêutica em Línguas – Trilogy Institute, o que ajuda o aluno a se desenvolver em todos os campos de sua vida e não apenas na aprendizagem.

2017-01-04T20:49:59+00:00

Leave A Comment